quarta-feira, 10 de novembro de 2010

AUTO DOS NAVEGANTES E AUTO DA CONCEIÇÃO FOI SELECIONADA PARA O PRÊMIO MAIS CULTURA


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Areia Branca é responsável pela política pública de Assistência Social que tem a família como foco principal. É um instrumento garantidor do atendimento às necessidades básicas; facilitador do acesso a programas, projetos e serviços; tem caráter estruturante pela qual perpassa outras políticas sociais e tem a missão de reaglutiná-las, numa perspectiva integral e integrada, a fim de que a universalização do acesso ao conjunto dos direitos seja efetivamente assegurada. Sendo um município localizado em área litorânea implantou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, no sentido de prestar um serviço de fortalecimento de vinculos as crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, que na maioria das vezes, deixavam de estudar para mendigar, vender pequenas mercadorias, no sentido de contribuir com a pequena renda familiar.

No sentido de valorizar os trabalhos das oficinas socio educativas do Promad/PETI criou o Auto dos Navegantes no ano 2000 e em 2003 realizou o Porto da Conceição. A cada ano são traçadas metas visando resgatar as raízes culturais do município, desenvolver talentos artísticos, culturais, despertar valores e o exercício da cidadania. Escolhida a temática anual, as crianças e adolescentes participam de atividades em oficinas especificas para compor dois grandes espetáculos: o auto dos navegantes e o auto da Conceição. Em sua historia local são veneradas duas padroeiras: Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição e a partir daí foram criadas nossas raízes culturais.

A Iniciativa “Do Auto dos Navegantes ao Auto da Conceição” é composta por oficinas de teatro, dança, capoeira, flauta, percussão, esporte e reforço escolar. No reforço escolar os usuários apreendem a história dos personagens locais, criam textos, realizam gincanas e fortalecem os vinculos e exercitam seu papel cidadão e as famílias também participam desse processo.

Diariamente crianças e adolescentes em Areia Branca e Ponta do Mel recebem orientações para a prática das oficinas socioeducativas e socioculturais já citadas, anteriormente. São duas horas para cada especificidade. Além destas, há as comemorações do mês, colônia de férias, Projeto Junino “Cidadela Junina”, reuniões com as famílias e participações em festivais e concursos culturais em outros municípios. Para divulgação de nossas ações costumamos utilizar sistema de carro de som para divulgar os eventos locais e convidar a população em geral, bem como utilizamos os meios eletrônicos como e-mails, blogs, sites e jornais locais, radio e TV. Para materialização costumamos gravar as apresentações em cd ou DVD. Para que as famílias tenham acesso as produções são distribuídas cópias dos trabalhos sem custos.

O Prêmio Cultura Viva foi criado no ano de 2005, no âmbito das ações que integram o Programa Cultura Viva, iniciativa do Ministério da Cultura (Minc) cuja missão é mostrar ou desvelar o Brasil, reconhecendo “na sociedade e nas diversas expressões regionais e estéticas a força necessária para revelar os “brasis” ocultos ou “excluídos”. O premio tem por objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a praticas culturais existentes em cada canto do pais. O tema dest 3ª edição é “Cultura e Comunicação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário