sábado, 24 de setembro de 2011

Meu Municipio me faz crescer

Formação continuada para os trabalhadores do PETI

A formação para a cidadania vem sendo trabalhada com o grupo de educadores sociais e facilitadores que integram o Centro de Atendimento à criança e ao adolescente de Areia Branca. Essa formação é monitorada através de uma planilha de avaliação na qual são observados mês a mês a evolução da criança e do adolescente em relação a sua atuação na família, na escola, na comunidade, na religiosidade e na desenvoltura para habilidades culturais. A equipe conta com a presença de 01 psicopedagogo e a rotina semanal versa sobre meio ambiente, organização pessoal, alimentação saudável, práticas de leitura, cidadania. Dessa vez a formação versou sobre os Projetos de Participação social: cultura étnico racial, esporte e cidadania e educação para convivência com o semiárido incentivados pelo Selo Unicef. A semana de avaliação aconteceu no período de 05 a 09 de setembro.

PETI vai às ruas para declarar amor à Pátria
Um dos temas da rotina do Centro de Atendimento a criança e ao adolescente de Areia Branca é a Cidadania. E além de ensinar o amor a identidade cultural do lugar também motiva-se o amor à pátria. Como no 07 de setembro não há desfile cívico na cidade a equipe de educadores organizaram um desfile contando com a Banda Arco Íris e a participação das oficinas de dança, teatro, capoeira para não deixar no esquecimento dos mais jovens.

Veículos para o PSE
Implantado desde 2010 o Programa Saúde na Escola está fazendo uma turnê mês a mês alternando o atendimento a uma escola da zona urbana e outra rural com uma caravana de médicos, enfermeiros e outros profissionais. Em municípios de pequeno porte a dificuldade de transporte é algo que prejudica o andamento dos trabalhos. Com recursos do Governo federal foram adquiridos dois veículos para sanar a dificuldade de locomoção da equipe.


I CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE
A I Conferência Municipal da Juventude de Areia Branca aconteceu dia 17/09, no plenário da câmara municipal, com o tema “Possibilidades e Perspectivas da Juventude Brasileira” e contou com a participação de adolescentes do Projovem, jovens, representantes políticos e representações da sociedade civil. A programação contou com os seguintes trabalhos de grupos: GT 1 - Desenvolvimento Integral: Educação, Trabalho, Cultura e Comunicação. Facilitador: Modesto Cornélio Batista Neto (Diretor de Formação Política do Diretório Central dos Estudantes UERN); GT 2 - Cidade, Campo, Transporte, Meio Ambiente e Comunidades Tradicionais. Facilitador: Petrônio Andrade (Diretor da UNE e DCE-UERN).


CURSO DE LIBRAS
25 professores da rede pública de ensino concluíram o curso Tradutor e Interprete de Libras. O Curso foi promovido pela secretaria de educação, coordenado pela professora Antonia Lúcia Perciliano e contou com a parceria do Centro de Educação Especial Professora Maria Lauretânea B. Rolim do Vale (CEESLAUVA). O objetivo do curso era oferecer a formação básica em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, capacitando profissionais para a tradução e interpretação da Língua de Sinais para o português e vice-versa, favorecendo a comunicação da comunidade ouvinte com a comunidade surda, bem como, facilitar nos processos de educação e cidadania da comunidade surda.